MPRN que Secretaria de Saúde de São Bento do norte disponibilize procedimentos de média complexidade

últimas Notícias



Resultado de imagem para MPRN que Secretaria de Saúde de São Bento do norte disponibilize procedimentos de média complexidade

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da Promotoria de Justiça de São Bento do Norte, expediu recomendação para que a Prefeitura assuma a responsabilidade sobre a gestão da saúde municipal. A Secretaria Municipal de Saúde deve garantir todos os procedimentos de média complexidade à população da cidade, providenciando em especial o exame de Endoscopia Digestiva Alta (EDA).

Segundo informações apuradas pela Promotoria de Justiça, a Prefeitura não está providenciando todos os procedimentos diagnósticos, como é o caso do EDA. Tais procedimentos são caracterizados como sendo de média complexidade e obrigatórios à saúde municipal, conforme preconiza Portaria do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, a Secretaria de Saúde de São Bento do Norte alegou anteriormente que não está em suas competências o serviço de Endoscopia Digestiva. Entretanto, o MPRN constatou através da tabela de Programação Pactuada e Integrada do Município a realização anual de 13 procedimentos de Endoscopia Digestiva promovidos pelo órgão, divididos entre pactos com outras cidades.

O Poder Executivo Municipal tem o prazo de 10 dias para informar as providências adotadas com o intuito de acatar a recomendação.





Buscar

Siga-nos

Enquetes

Nenhuma enquete encontrada.

Vídeos

Galeria

Áudios

Publicidades

Contato

--
--

Quem somos

--